sábado, 23 de maio de 2020

12º Dia (21/08/2008) - Cusco/Santa Cruz de La Sierra

Desde o Brasil, decidimos que a volta de Cusco para Santa Cruz de La Sierra seria de avião e não de ônibus. Isso porque a viagem de ônibus demora quase dois dias, passando por La Paz, e queríamos aproveitar melhor o tempo. Compramos nossas passagens no Brasil (por R$320,00), dois meses antes e nosso vôo estava previsto para 10h.
Combinamos de levantar por volta de 8h para terminar de arrumar as coisas e tomar café da manhã com calma. E assim fizemos. Após o café da manhã, fechamos os mochilões e fomos acertar as diárias na recepção do hostel.
Passamos no quarto dos meninos para despedir, já que o Brad iria de ônibus mais tarde, e o Xykão e o Rhaverton ainda tinham alguns dias em Cusco antes de seguirem para a trilha inca. Depois de passar tantos dias juntos e compartilhar momentos tão especiais, nos separar era algo no mínimo, triste. Após vários abraços e recomendações, saímos do hostel e pegamos um táxi em direção ao aeroporto.

O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete
O Aeroporto Internacional Alejandro Velasco Astete (IATA: CUZ) está localizado na cidade de Cusco e recebe voos de várias regiões do Peru e alguns voos internacionais. Possui uma pista asfaltada de 3.400 metros de comprimento por 45 de largura. Opera com uma capacidade limitada devido à sua localização perigosa no meio da cidade.

Seguimos em direção ao guichê da Aerosur para fazer o check-in e fomos informadas que nosso vôo, que fazia conexão em La Paz, iria atrasar em função do mau tempo na capital boliviana e a previsão era decolar às 15h. Decidimos então voltar ao centro de Cusco e almoçar por lá.
Antes fizemos o check-in para nos livrar das bagagens. Ficamos surpresas com a “segurança” do aeroporto. Ao invés de detectores de metais ou raios-X, havia dois peruanos usando luvas que abriram nossas malas e foram apalpando tudo em busca de algo suspeito.
Resolvida a questão das bagagens, pegamos um táxi e voltamos para o hostel. Os meninos já não estavam, tinham saído para resolver algumas coisas da trilha. Ficamos matando o tempo no hostel, navegando na Internet, mas logo fomos dar uma olhadinha nas lojas. Fomos parar na Praça das Armas e ficamos um tempo por lá, tirando algumas fotos, e rindo de uns turistas coreanos que insistiam em tirar fotos conosco.

Pretendo voltar a Cusco um dia. O curto tempo que passei aqui não foi o bastante para explorar a cidade e seus arredores. O city tour clássico por Cusco inclui Qorikancha (um antigo templo sagrado inca), Catedral de Cusco, Saqsaywanan (grande fortaleza inca), Q’enqo e Tambomachay (fontes de adoração a água) e parece ser maravilhoso. Tem um passeio também que dá direito a conhecer todos os templos e igrejas, e olha que não são poucos. Os arredores de Cusco também permitem passeios incríveis. “Além de conhecer importantes sítios arqueológicos como Pisac, Ollantaytambo e Moray, é uma ótima pedida para quem procura natureza e adrenalina.” Ficou para a próxima!
Cansadas de não fazer nada, resolvemos ir almoçar, já que era quase 12h. Sem pestanejar, fomos ao nosso lugar preferido: Trattoria Adriano. Almoçamos maravilhosamente bem e ainda fomos comer uma sobremesa na confeitaria. Ficamos curtindo a preguiça mais um pouco, antes de voltar ao aeroporto.

No aeroporto, passamos pela imigração, porque estávamos voltando para a Bolívia. O vôo para La Paz foi bem tranqüilo. Quando aterrisamos, fomos informadas que o nosso vôo a Santa Cruz sairia só às 21h. O jeito era jantar por ali mesmo.
O vôo para Santa Cruz também foi tranqüilo e até rápido. Conversando com uma simpática peruana que vivia em Santa Cruz, ela nos indicou um hotel chamado Puerta De Hierro, então seguimos direto para lá. O hotel era realmente muito bom. Tinha internet disponível para os hóspedes, e as meninas ficaram navegando enquanto fui tomar um bom banho e tratei logo de ir dormir, porque o vôo de volta ao Brasil sairia 05h.

** Gastos do dia:
(Cusco)
- Taxi – S$4,00 (S$1,33 p/ cada)
- Taxa Aeroporto – US$11,90
- Ligação para Brasil – S$2,40
- Almoço – S$37,50
- Sobremesa – S$6,00
- Taxi– S$4,00 (Sl$1,33 p/ cada)

(Santa Cruz)
- Burger King – Bs$29,50
- Taxi – Bs$50,00 (Bs$16,67 p/ cada)
- Hotel Puerta De Hierro – US$50,00 (US$16,67 p/ cada)